APRESENTAÇÃO

Bem vindos todos vocês que se interessam pela Educação, seja ela inicial, continuada, presencial ou mediada pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). Este blog tem como objetivo refletir sobre as formas de ensinar e aprender no mundo contemporâneo e o modo pelo qual as TDICs modificam os paradigmas tradicionais de nossa estrutura educacional.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013



As NTICs e o espaço escolar


As novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs), aliadas à Web 2.0, provocam mudanças nas formas pelas quais interagimos com o conhecimento. A relação unidirecional produtor-receptor de saber modifica-se. No atual contexto histórico, o pólo de emissão é liberado e todos tornam-se potencialmente produtores de conhecimento, interagindo e interferindo de modo pluridirecional, hipertextual e multimída como jamais visto na história da humanidade. 

A professora e pesquisadora Edméa Santos, no artigo Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura (2010: 33), afirma que "as tecnologias digitais de informação e comunicação se caracterizam por uma nova forma de materialização" da informação, permitindo a digitalização de todo o material atômico até então produzido pelos grupos sociais: sons, imagens, textos, gráficos etc. A digitalização deste material, a integração de diversas mídias em uma interface informática e a sua interconexão mundial via redes de computadores criam uma espaço cibernético de interação caracterizado pelo movimento do faça você mesmo. Este ciberespaço, ainda segundo SANTOS (2010: 37), "é o hipertexto mundial interativo, onde cada um pode adicionar, retirar e modificar partes dessa estrutura telemática, como um texto vivo, um organismo auto-organizante", marcado pela circulação de ideias pluralistas e pela inexistência de um controle centralizado. 

A crescente popularização dos computadores portáteis, câmeras digitais, tocadores de mídia, smartphones, tablets, da Internet e da nova cultura do faça você mesmo não passaria despercebida pelas novas gerações ou mesmo pela Escola. Vistos como objetos de consumo, ou ainda de necessidade básica, estas inovações tecnológicas 'invadiram' o espaço escolar e vem modificando os papéis do professor e do aluno. Governos e instituições privadas criam programas que incorporam as NTICs no processo de ensino-aprendizagem, um número maior de professores usa estas tecnologias em suas práticas pedagógicas e uma quantidade significativa de alunos carrega seus celulares e tablets para a sala de aula.

A presença das NTICs na sala de aula, incorporadas a uma prática pedagógica "problematizadora, desafiadora, agregadora de indivíduos pensantes que constroem conhecimento colaborativamente e de maneira crítica" (LEITE: 73), torna-se um importante agente de mudanças no comportamento discente. Neste cenário, o aluno é estimulado a ter uma participação ativa no processo de aprendizagem; ele interage diretamente com o objeto de conhecimento e com todos os atores envolvidos nesta interação; ele cria, modifica e ressignifica conhecimentos por meio de uma relação dialógica. 
A prática pedagógica na contemporaneidade não pode negligenciar o fato de que estas novas tecnologias fazem parte integrada da vida cotidiana dos alunos e de que eles transitam neste novo espaço confortavelmente, produzindo uma cultura cibernética que afeta diretamente o modo como se relacionam com a informação e com o conhecimento. A escola deve apostar em práticas conectadas com o local e com o mundo que façam com que os alunos vivenciem situações em que sua autonomia e criatividade sejam exigidas, rompendo com o modelo tradicional de ensino.  


Referências:

LEITE, L. S. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, W. (org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.

SANTOS, E. Educação online para além da EAD. In: SILVA, M et alli. Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.

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Um comentário:

  1. O perigo do modelo "faça você mesmo" é que muitos, professores inclusive, cultuam a prática de "copie e aproprie" de forma indiscriminada, sem ter um senso crítico com relação à gama de informação sendo oferecida.

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