APRESENTAÇÃO

Bem vindos todos vocês que se interessam pela Educação, seja ela inicial, continuada, presencial ou mediada pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). Este blog tem como objetivo refletir sobre as formas de ensinar e aprender no mundo contemporâneo e o modo pelo qual as TDICs modificam os paradigmas tradicionais de nossa estrutura educacional.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

EAD: algumas considerações

O ato sistematizado de ensinar sempre envolveu algum tipo de tecnologia, desde os hieróglifos do Egito antigo até os bits e bytes da era digital. Mais recentemente na história, conforme exposto por Ivônio Barros no artigo As inovações tecnológicas a serviço da educação (2003), “desde fins do século XIX, as grandes invenções ou inovações tecnológicas do mundo das comunicações têm sido associadas ao seu potencial de uso pela educação”. De certo modo, tal associação pode ser observada com o advento do rádio, da televisão, do computador e da Internet, que foram largamente incorporados como tecnologias de apoio à Educação por Governos e instituições privadas

Desde o início do século XX, diversos programas educacionais foram desenhados incorporando o rádio, por exemplo, como meio difusor do conhecimento. No ano de 1930, a Columbian Broadcasting System (CBS) junto com a National Broadcasting Corporation (NBC), nos Estados Unidos, desenvolveram programas educacionais nas áreas de ciências e estudos sociais para uso dos alunos em sua formação escolar. Em 1937, é criado na Índia o School Broadcast Project com o objetivo de alcançar alunos do ensino fundamental. No Brasil, o Projeto Minerva (1970) é criado pelo governo militar utilizando o rádio para “atingir o adulto onde ele estivesse, ajudá-lo a desenvolver suas habilidades e transformá-lo em cidadão participativo da sociedade” (PEREIRA: 2010, p. 29).

Assim como o rádio, a televisão, os computadores e a Internet também são utilizados como tecnologias de apoio à educação em diversos programas públicos e privados no Brasil e no mundo. É certo que algumas mudanças ainda precisam ocorrer para que as Escolas façam uso mais apropriado e enriquecedor destas tecnologias. É preciso olhar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem, capaz de pensar criticamente e com criatividade; flexibilizar o currículo para as exigências do século XXI e adotar formas de avaliação mais interativas e holísticas. Caso esta mudança de paradigma não ocorra, estas ferramentas serão apenas mais um recurso, dentre muitos outros, a ser utilizado pelo sistema tradicional de ensino e nenhum ganho significativo ocorrerá. 

Referências:
HAWORTH, M. & HOPKINS, S. On the air: Educational radio, its history and effect on literacy and educational technology. Disponível em: http://blogs.ubc.ca/etec540sept09/2009/10/28/on-the-air-educational-radio-its-history-and-effect-on-literacy-and-educational-technology-by-michael-haworth-stephanie-hopkins/. Acessado em 27 de agosto de 2013.

KUMAR, A., SHARMA, R. C. & VYAS, R. V. Educational Radio in India. Disponível em:
http://tojde.anadolu.edu.tr/tojde7/articles/educationalradio.htm. Acessado em 27 de agosto de 2013.

PEREIRA, N. S. Tecnologias na Educação. Brasília, POSEAD, 2010.

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O trabalho EAD: algumas considerações de Cicinato A Carmo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

2 comentários:

  1. Olá Cicinato,

    Parabéns pela escolha da temática do blog. Vai dar "pano pra manga". Bom trabalho e sucessos.

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  2. Obrigado, Cláudia.

    Esta é a minha primeira experiência com a criação e manutenção de um blog. Pretendo continuar alimentando-o com artigos, eventos e curiosidades relacionadas à educação continuada à distância com o apoios das NTICs. Conto com a participação e colaboração de todos os interessados nesta área.

    Abs,

    Cicinato.

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